quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Chamados ou escolhidos!!


Ontem, terça-feira, 6 de dezembro, ao acordar minha mente foi inundada  com a seguinte expressão: “muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
A partir daí busquei informações, alimentei o pensamento e decidi aplicar meu coração a investigar mais de perto o assunto que “martelava” meu bestunto.
Será que existe alguma diferença entre as palavras chamados e escolhidos?  Não seriam a mesma coisa? Certamente que não.
Ao pequisar a concordância bíblica de Strong, o que encontrei é surpreendente:  a palavra “chamado” significa alguém que é convidado, chamado para algum ofício e divinamente selecionado e separado. Tremendo! Com certeza é um lugar excelente para estarmos e ocuparmos. Imagine, chamado para alguma função! Porém, ao investigar a palavra “escolhido”, eu pensei que encontraria a mesma coisa. Veja a definição de Strong: escolhido por Deus, indicado por Deus para o mais elevado cargo concebível. Aqui está a diferença. Um aponta para a posição no ministério, outro para um cargo pessoal.  A primeira definição tem a ver com quem é chamado, a segunda com quem é escolhido.
Assim, se alguém é chamado, pode eventualmente ser escolhido?  Estar preparado para uma elevada posição não é tão fácil assim. Ser chamado para um cargo oficial tem um preço, e nem todos são escolhidos. Isso leva anos de preparação e treinamento pelo Senhor.  É preciso entender que o Senhor permitirá que circunstâncias e situações ao longo da vida forjem nosso  caráter como cristãos e mudem conceitos e valores pessoais. Não pense que as coisas se acomodarão à sua maneira de viver e pensar; haverá mudanças radicais internas e externas. Na maioria das vezes você se encontrará sozinho e desamparado; durante esse tempo de formação e provação, questionamentos permearão sua mente, indagando onde foi que você se perdeu ou errou.
Em um livro entitulado, “In the Name of Jesus” (Em nome de Jesus), Henri Nouwen escreve sobre três reais tentações que enfrentamos no cumprimento de ser como Cristo.  Para tanto ele usa como fundamento o texto de Fp 2:5-9 – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome.”
Então, observemos abaixo o que ele expõe:
PRIMEIRA TENTAÇÃO é ser alto-suficiente e auto-dependente. É dessa forma que a maioria de nós temos nos comportado. Achamos que podemos resolver todas as coisas por nós mesmos e não necessitamos da ajuda de outrem.
SEGUNDA TENTAÇÃO é a de ser espetacular, tendo a mentalidade de uma celebridade. Muitas pessoas gostam de atrair a atenção para si mesmos, esperando ser aplaudidos e receber glória humana.
TERCEIRA TENTAÇÃO é a sede pelo poder. Ser o cara que tem o domínio e o controle de tudo.  Todos nós temos tendências humanas de querer ser o foco das atenções, o alvo dos holofotes.
Ao cair nas tentações supracitadas, a pessoa dá provas cabais de nem ter sido chamado e muito menos escolhido.
Todavia, se somos servos de Deus, não podemos cair em nenhuma das tentações mencionadas. Chuck Swindoll diz o seguinte  sobre  as condições limitadas dos servos:
1.      Servos não deveriam tentar controlar ninguém e nem nada.
2.    Servos não têm condições de atender às expectativas das pessoas.
3.    Servos não podem preocupar-se com quem recebe os  aplausos.
4.    Servos não podem apegar-se ao passado
5.    Servos não têm condições de  ministrar coletiva ou pessoalmente.
Isto posto, o irmão Swindoll dá 5 diretrizes práticas para o servo cultivar hábitos certos:
1.         Não importa o que faça, faça mais em parceria com outros. Ministério não é um solo, é um coral; não é a performance de uma única pessoa, mas o esforço de uma equipe.
2.       Sempre que fizer algo, enfatize mais a qualidade, não a quantidade. Os números de um jogo muitas vezes levam uma pessoa à culpa ou ao orgulho, à vergonha ou à arrogância. A “excelência é a nossa meta, não a expansão.
3.       Sempre que for fazer algo, faça da mesma maneira como se estivesse fazendo entre aqueles que melhor o conhecem. Isto não só o manterá responsável no que faz, como o guardará de exagerar na conta.
4.       Seja quem for que tenha que atender, mantenha a cabeça no lugar. Se alguém criticar, não se deixe abater. Se alguém lhe idolatrar, não receba tal tolice. A palavra chave é equilíbrio. Mantenha a cabeça no lugar e seja realista.
5.        Quanto mais tempo ministrar, seja o Mestre o seu modelo. A atitude de um servo humilde e um estilo agradável são fundamentais. Portanto, sirva, em nome de Jesus!

Chamados e escolhidos! Essa série você não vai querer perder. Fique ligado! Daqui a pouco eu volto, se Jesus não voltar!
          O REI ESTÁ VOLTANDO!

Rev- Wellington Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário