quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (1ª Parte )


 Tiago 3:14-15...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 

A palavra inveja vem do verbo latino videre que indica a ação de ver, e da particula in.
Desta forma, invidere significa, Olhar com maus olhos, projetar sobre o outro um olhar malicioso.
Segundo o dicionário inveja é -: Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem, desejo violento de possuir o bem alheio.
Já o dicionário Houaiss, define inveja como-: Sentimento em que se mistura o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade ou a prosperidade de outrem, é o desejo irrefreável de possuir ou gozar em caráter exclusivo o que é possuído ou gozado por outrem.

Para ilustrar melhor esse inicio de Estudo vamos ver a história da Serpente e do Vagalume 

"Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vagalume.
Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava 
em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada....
No terceiro dia, já sem forças o vagalume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer uma pergunta?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar
 mesmo, pode perguntar.
- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você  quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar!

 A inveja gera um sentimento em que se mistura o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade ou a prosperidade dos outros.
A inveja é um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana, trata-se de um dos vicios que mais causa sofrimento à humanidade, Isso por haver no coração humano o apego a materialidade das coisas.
Há pessoas que se colocam como cães de guarda, sempre alertas ao menor ruído, basta alguém se destacar em alguma área, por mais ínfima que seja e lá estrá o invejoso, sempre pronto para apontar o deodo e tentar minimizar o feito do seu proximo. 
Uma roupa diferente, um calçado da moda ou mesmo um brinco ou pulseira bem colocados, já se torna motivo para elogios nem sempre sinceros.
Você percebe sinais de inveja, quando a pessoa começa a elogiar e desejar para si os feitos de outros., "Puxa que belo quadro, eu deveria ter pintado", "Que bela sacada porque não pensei nisso antes", "Que livro interessante, por que não o escrevi".Paulo escrevendo aos corintios ele disse que por haver inveja entre eles, era por ainda eram carnais.

1 Coríntios 3:3...Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 

O que a bíblia diz sobre a inveja é pecado ?
Novo post em breve...
Reverendo Wilson Leal





Nenhum comentário:

Postar um comentário