quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (5ª Parte )


Tiago 3-14~16...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 


Terceira consequência que a inveja causa no homem
                                                                                                                                                                                 A Soberba, o termo provém do latim Superbiam e é, o sentimento negativo pela pretensão de superioridade sobre as demais pesoas, isso é ser o destaque, ser o belo, o magnifico. 
                                                                                                                                                                                        


Sofonias 3:11...Naquele dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com as quais te rebelaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na tua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu monte santo. A soberba como muitos pensam não acontece só com os mais afortunados, ou mais ricos, o pobre também pode experimentar a soberba, ao se considerar especial buscando fingir o que não é.                                             
Não é só através dos bens materiais que a soberba surge, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros, por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações. Enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (Talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor) O soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência, o soberbo se sente auto-realizado, se mostrando para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse a sua auto estima ao máximo e lhe trouxesse prazer.                                                                                                                                                                                                          


Sf 2-9.10. Portanto, tão certo como eu vivo, diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá. Isso terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do SENHOR dos Exército                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                       O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja, para o soberbo, ele deve sempre estar no topo, sendo o parâmetro mais alto para as pessoas, despertando interesse e curiosidade de todos. Ao ser ameaçado por ser superado o soberbo começa a querer depreciar os outros e vangloriar-se                                                                                                                                                                                                                                          


Obadias 1-3... A  soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da simplicidade, é afindo com humildade que se consegue cambater a soberba nas suas mais diversas formas.                                                                                                                                                                                  
Filipenses 2:3-4...Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 
Pastor Wilson Leal

Próximo post "Porfias" a quarta consequência da inveja.
                                                                                                                                            




Nenhum comentário:

Postar um comentário