domingo, 2 de março de 2014

Falsos Profetas

“No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.” 2 Pedro 2:1-3 
Pedro está nos avisando nestes versos que: 
  • Eles vêm de um meio “cristão.” – “como também surgirão entre vocês falsos mestres.
  • Eles negam de alguma forma a Bíblia e o Senhor Jesus Cristo - ”chegando a negar o Soberano que os resgatou.”
  • Eles se tornaram muito populares, especialmente com as pessoas emocionalmente motivados – ” Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens.
  • Eles vão degradar doutrinas da Bíblia – “e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. “
  • Eles vão estimular a ganância para atrair seguidores – “Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram.” 
Especialmente nos últimos dias, muitos seguirão esses falsos mestres:“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos,” (2 Timóteo 4:3). Hoje falsos cultos, igrejas liberais, movimentos ocultistas e falsas doutrinas de toda espécie estão se proliferando rapidamente em todo o mundo, todos falando em nome de “Jesus” ou ” Cristo”, mas nunca de “nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” 
Estes falsos mestres negam a doutrina da redenção pelo sangue de Cristo (2 Pedro 2:1); torcem as Escrituras para suas próprias crenças: “Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20-21) 
Eles falam mal ou sarcasticamente da verdadeira doutrina bíblica como vimos em (2 Pedro 2:2) e também em 2 Pedro 2:12: “Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção!” 
Eles cobiçam dinheiro e prestígio (2 Pedro 2:3), e: “Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos! 15 Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça.” (2 Pedro 2:14-15) 
Eles são eloqüentes e atraem o público: “pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.” (2 Pedro 2:18) 
Eles são enganosos : “Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês.” (2 Pedro 2:13) 
Eles são sensuais e sedutores, promovendo a carnalidade: “especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade.. . . Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!” (2 Pedro 2:10, 14)  
Eles negam a segunda vinda corporal de Cristo: “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: “O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação.” (2 Pedro 3:3-4) 
João também nos adverte: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1 João 4:1) 
E ele dá o aviso para “provar os espíritos “, porque muitos falsos profetas já estão aqui. E ele afirma mais adiante: “Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.” (1 João 2:18) 
Jesus disse aos seus discípulos que eles irão realizar grandes maravilhas:“Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.” (Mateus 24:24 , Marcos 13:22) 
Estamos avisados ​​para testar cada um deles, e quando eles não perseveram na doutrina de Cristo, devemos rejeitar seu ensino e não ter qualquer comunhão com eles. “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. 10 Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. 11 Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas.” (2 João 1:9-11) 
Porque, eles são perigosos e: “Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (Mateus 7:15) 
Precisamos pedir a Deus por discernimento, que é a capacidade de pensar e decidir claramente entre a verdade e o erro, o certo e o errado, usando a Bíblia como o manual do Instrutor para viver. Isso vai nos levar a viver um estilo de vida sem compromissos. Sem ele, os cristãos correm o risco de serem “levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” (Efésios 4:14)

Um comentário:

  1. Encontrei seu belo espaço, através de uma amiga incomum...
    Amei seu cantinho!

    Para guardar no coração:

    Você diz: “Isso é impossível”
    Deus diz: “Tudo é possível”
    (Lucas 18:27)

    Você diz: “Eu já estou cansado”
    Deus diz: “Eu te darei o repouso”
    (Mateus 11:28-30)

    Você diz: “Ninguém me ama de verdade”
    Deus diz: “Eu te amo”
    (João 3:16 & João 13:34)

    Você diz: “Não tenho condições”
    Deus diz: “Minha graça é suficiente”
    (II. Corintos 12:9)

    Você diz: “Não vejo saída”
    Deus diz: “Eu guiarei teus passos”
    (Provérbios 3:5-6)

    Você diz: “Eu não posso fazer”
    Deus diz: “Você pode fazer tudo”
    (Filipenses 4:13)

    Você diz: “Estou angustiado”
    Deus diz: “Eu te livrarei da angustia”
    (Salmos 90:15)

    Você diz: “Não vale a pena”
    Deus diz: “Tudo vale a pena”
    (Romanos 8:28)

    Você diz: “Eu não mereço perdão”
    Deus diz: “Eu te perdoo”
    (I João 1:9 & Romanos 8:1)

    Você diz: “Não vou conseguir”
    Deus diz: “Eu suprirei todas as suas necessidades”
    (Filipenses 4:19)

    Você diz: “Estou com medo”
    Deus diz: “Eu não te dei um espírito de medo”
    (II. Timóteo 1:7)

    Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado”
    Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações”
    (I Pedro 5:7)

    Você diz: “Eu não tenho talento suficiente”
    Deus diz: “Eu te dou sabedoria”
    (I Corintos 1:30)

    Você diz: “Não tenho fé”
    Deus diz: “Eu dei a cada um uma medida de fé”
    (Romanos 12:3)

    Você diz: “Eu me sinto só e desamparado”

    Deus diz: “Eu nunca te deixarei nem desampararei”
    (Hebreus 13:5)

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão JC.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo


    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir