terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (6ª Parte )

Tiago 3-14~16...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 


Quarta consequência que a inveja causa no homem Porfias                                                                         


Porfia segundo o dicionário significa discussão, disputa, luta, teimosia. 


Na relação das obras da carne de gálatas 5-22 a palavra usada para porfia é "eris", que significa desavença, contenda. 
Porfia fala da atitude de luta, briga e peleja da ambição, egoísta, a cobiça pelo poder,divergência de pensamentos.


2 Coríntios 12:20...Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; 
Agora que ja sabemos definir o que é porfia, passaremos a aprender como elas surgem, suas causas e consequencias.
Primeiramente o coração movido pela carne vive cheio de inimizade, logo, é gerado na mente o desejo hostil com relação ao irmão, desejo este que na primeira oportunidade entra em contenda e luta, no inicio trata-se de disposição mental hostil, em outras palavras "doido para arrumar confusão" que causa os mais variados problemas, brigas que podem vir em forma de contendas, ofensas e até mesmo agressões de uma maneira inesperada entre as pessoas dando origem a dissensões e divisões                                                                                                                                                                        .

Causas-: como vimos. as porfias origina, dissensões e divisões do mesmo modo que a inimizade, ainda mais a porfia anfraquece a unidade da igreja e por se tratar de algo exterior, o testemunho cristão é prejudicado podendo gerar escândalos.

1 corintios 1-11...porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da familia de cloé, que há contendas.                                                                                                                                                                     Quando Paulo escreve a primeira carta aos Corintios, ele diz que havia contendas entre os crentes daquela igreja, essas contendas eram brigas e disputas oriundas de divisões partidárias.
A gravidade está no fato de que qualquer pessoas poderia observar claramente a desavença existente entre eles sendo uma prova externa de desunião da igreja.
Não deve ser costume de crentes em Jesus contender entre si, 1 Corintios 11-16, Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
2 Timoteo 2-23,24, E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas, e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.                                                                                                                                                                                   
Trazendo para a pratica é inadmissível, ver irmãos brigando entre si na igreja, isso é uma prova de carnalidade.Mais uma vez vale lembrar a palavra de Paulo, "Ao servo do Senhor não convém contender", a porfia é obra da carne, consequencias de invejas e quem realmente é guiado pelo Espírito Santo de Deus, não deve ter esse hábito em sua vida.


Pastor Wilson Leal


    
                             

                                                                                                                                                                                                                    

                                                                                                                                                                  

                                                                                                                                                                       
                                                   

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (5ª Parte )


Tiago 3-14~16...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 


Terceira consequência que a inveja causa no homem
                                                                                                                                                                                 A Soberba, o termo provém do latim Superbiam e é, o sentimento negativo pela pretensão de superioridade sobre as demais pesoas, isso é ser o destaque, ser o belo, o magnifico. 
                                                                                                                                                                                        


Sofonias 3:11...Naquele dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com as quais te rebelaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na tua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu monte santo. A soberba como muitos pensam não acontece só com os mais afortunados, ou mais ricos, o pobre também pode experimentar a soberba, ao se considerar especial buscando fingir o que não é.                                             
Não é só através dos bens materiais que a soberba surge, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros, por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações. Enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (Talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor) O soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência, o soberbo se sente auto-realizado, se mostrando para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse a sua auto estima ao máximo e lhe trouxesse prazer.                                                                                                                                                                                                          


Sf 2-9.10. Portanto, tão certo como eu vivo, diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá. Isso terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do SENHOR dos Exército                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                       O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja, para o soberbo, ele deve sempre estar no topo, sendo o parâmetro mais alto para as pessoas, despertando interesse e curiosidade de todos. Ao ser ameaçado por ser superado o soberbo começa a querer depreciar os outros e vangloriar-se                                                                                                                                                                                                                                          


Obadias 1-3... A  soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra? A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da simplicidade, é afindo com humildade que se consegue cambater a soberba nas suas mais diversas formas.                                                                                                                                                                                  
Filipenses 2:3-4...Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 
Pastor Wilson Leal

Próximo post "Porfias" a quarta consequência da inveja.
                                                                                                                                            




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (4ª Parte )

Tiago 3-14~16...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 


A segunda consequência causada pela inveja é o orgulho. 
Orgulho é um conceito exagerado que a pessoa faz de si mesmo, amor próprio exagerado.


Filipenses 2:3-4...Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

O orgulho sufoca,destrói,mata,derruba, etc..
É um pecado ,mencionado com bastante frequência nas escrituras e todas as suas menções indicam que Deus o odeia, Deus realmente abomina o sentimento de orgulho, toda criatura que cai nesta perigosa cilada enfrenta o Deus todo poderoso sem o menor temor.
Isto porque o orgulho cega o entendimento ele faz seus escravos pensarem que podem tomar o lugar do onipotente Deus, ou, que podem ser uma criatura superior às outras, mas isso é um engano, um caminho que leva a destruição.
O primeiro pecado mencionado na Bíblia é o orgulho.Satanás queria ser como Deus, queria destronar o Senhor, e assim, nasceu a primeira contenda no céu, um terço dos anjos foram seduzidos.
Acreditaram nas promessas do suposto futuro "senhor" de tudo, se encheram de orgulho influenciados por satanás, a propósito, aqueles que pensam que o sentimento de orgulho não traz contenda e desordem, estão completamente errados.
O orgulho causa confusão, contenda,mágoa,brigas,discussões,divisões, etc. Além disso, o cristão quando é invejoso, orgulhoso, cobiçoso, envergonha o nome de Cristo, por que contraria tudo o que o Mestre ensinou e viveu.

A recomendação para evitar as consequências da inveja

Romanos 12:15-16...Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 

Pastor Wilson Leal

Proximo post a terceira consequência da inveja "Soberba" 


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (3ª Parte )

Tiago 3-14~16...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa


A inveja e suas consequencias, cobiça, orgulho, soberba, porfias, arrogancia, ciúmes, vicos diabólicos
1-Cobiça

Gálatas 5:26..Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Cobiça é desejar ardentemente o que é dos outros, ambição, é um desejo excessivo por alguma coisa, ou seja, um desejo que ultrapassa o limite estabelecido por Deus. O décimo mandamento se refere a cobiça dos bens dos outros; A inveja leva cobiça, que é um vicio gravíssimo, ela leva a pessoa a sentir tristeza diante do bem do outro e do desejo desmedido de sua apropriação, ao desejar um mal grande ao outro, se comete esse pecado mortal.
 Ex- 20-17... Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem ao seu boi, nem ao seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. 
Agostinho um dos pais da igreja via na inveja e cobiça " O pecado diabólico por excelencia".
Dela nascem o ódio, maledicência, calúnia,alegria causada com a desgraça do outro e o desprazer do outro e o desprazer pela sua prosperidade, a inveja é contraria a caridade.1Tm 4-4-5..É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem inveja, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento,e  privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho, aparta-te dos tais.
Segundo a palavra de Deus não convém a verdadeiros crentes se assemelhar a tipos e atitudes cobiçosas. 


Pastor Wilson Leal


Proximo Post, A segunda consequencia da inveja "Orgulho"
                                                                                                                                         
                                                                                                 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (2ª Parte )

Tiago 3-14~16...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 



O que a bíblia diz sobre a inveja ? É pecado ? 


Quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter inveja de alguém por ter algo que não temos, este tipo de inveja é um pecado e não uma caracteristica de um cristão.


No livro de provérbios 23-17  a recomendação é o temor para não pecar, "Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia".


Isso mostra que o invejoso ainda esta sendo controlados pelos seus próprios desejos e peca por não temer ao Senhor sendo levado por sentimentos facciosos.
A bíblia nos diz que devemos ter um tipo de amor tão perfeito tanto quanto o que Deus tem por nós.
1 Coríntios 13:4-5...O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal..." 


Quanto mais nos focalizamos em nós mesmos e nos nossos próprios desejos,menos poderemos nos focalizar em Deus.


Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado, e a bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar e nem nos abandonar

Hebreus 13:5...Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei...
Para combater o sentimento de inveja, precisamos  nos tornar mais como Jesus e menos como nós mesmos e podemos fazer isso estabelecendo um relacionamento pessoal com Deus.                                                                                          
E como podemos conhece-lo melhor ? Participando de Estudos Bíblicos, através de orações, de ir frequentemente à igreja, a medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos nossos corações começam a mudar.
Tg 3-13~16... Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. 
Reverendo Wilson Leal
"A inveja e suas consequencias" proximo Post, a primeira consequencia da inveja.
"A Cobiça"


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A inveja e suas consequências !! (1ª Parte )


 Tiago 3:14-15...Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 

A palavra inveja vem do verbo latino videre que indica a ação de ver, e da particula in.
Desta forma, invidere significa, Olhar com maus olhos, projetar sobre o outro um olhar malicioso.
Segundo o dicionário inveja é -: Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem, desejo violento de possuir o bem alheio.
Já o dicionário Houaiss, define inveja como-: Sentimento em que se mistura o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade ou a prosperidade de outrem, é o desejo irrefreável de possuir ou gozar em caráter exclusivo o que é possuído ou gozado por outrem.

Para ilustrar melhor esse inicio de Estudo vamos ver a história da Serpente e do Vagalume 

"Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vagalume.
Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava 
em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada....
No terceiro dia, já sem forças o vagalume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer uma pergunta?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar
 mesmo, pode perguntar.
- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você  quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar!

 A inveja gera um sentimento em que se mistura o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade ou a prosperidade dos outros.
A inveja é um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana, trata-se de um dos vicios que mais causa sofrimento à humanidade, Isso por haver no coração humano o apego a materialidade das coisas.
Há pessoas que se colocam como cães de guarda, sempre alertas ao menor ruído, basta alguém se destacar em alguma área, por mais ínfima que seja e lá estrá o invejoso, sempre pronto para apontar o deodo e tentar minimizar o feito do seu proximo. 
Uma roupa diferente, um calçado da moda ou mesmo um brinco ou pulseira bem colocados, já se torna motivo para elogios nem sempre sinceros.
Você percebe sinais de inveja, quando a pessoa começa a elogiar e desejar para si os feitos de outros., "Puxa que belo quadro, eu deveria ter pintado", "Que bela sacada porque não pensei nisso antes", "Que livro interessante, por que não o escrevi".Paulo escrevendo aos corintios ele disse que por haver inveja entre eles, era por ainda eram carnais.

1 Coríntios 3:3...Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 

O que a bíblia diz sobre a inveja é pecado ?
Novo post em breve...
Reverendo Wilson Leal





segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ansiedade o Mal desse Século !


Ansiedade é uma Doença!

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida [...]”. (Mateus 6:25)

A ansiedade é considerada a maior doença do século. É vista por alguns estudiosos como a mãe das neuroses. Talvez seja o mal mais democrático da nossa geração, pois atinge crianças, jovens e velhos. Está presente na vida de doutores e de analfabetos. A palavra ansiedade na língua grega significa estrangulamento. É apertar o pescoço, tirar o oxigênio, sufocar. Há muitas pessoas asfixiadas pela ansiedade. Vivem atormentadas, sem paz, sem descanso na alma. Jesus falou sobre os malefícios da ansiedade no Sermão do Monte. Ensinou que a ansiedade é sinal de incredulidade. Ficamos ansiosos porque deixamos de crer que Deus é poderoso para cuidar da nossa vida ou porque queremos ficar no controle da situação em vez de depositarmos aos pés do Senhor as nossas causas. Ansiedade é falta de fé no Deus da providência. Ele disse que deveríamos observar as aves dos céus. Mesmo não semeando nem colhendo, Deus as alimenta. Também mandou observar os lírios do campo, pois nem Salomão em toda a sua glória se vestiu de forma tão maravilhosa. Nós valemos mais do que os pássaros e as plantas. E se Deus cuida dos pássaros e das plantas, certamente cuidará de nós.


"...Ansiedade é a diferença entre o tempo do querer de Deus e o tempo do nosso próprio querer..."