quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sai do Buraco






Apenas Sacuda e Pise em Cima!
“Pois somente com a ajuda da Tua força podemos vencer os nossos inimigos... apenas porque confiamos no Teu nome.” (Salmo 44:5)
Você já ouviu a história do fazendeiro cujo burro caiu em um poço abandonado? Como não havia meios de tirá-lo de lá, o fazendeiro decidiu, com tristeza, que teria de enterrá-lo ali. Mas o velho burro tinha outra coisa em mente. No princípio, quando as pás de terra começaram a cair sobre suas costas, ele ficou histérico. Mas então, este pensamento lhe ocorreu: “Apenas sacuda e pise em cima”. E foi o que fez; as horas se passavam e a terra caía sobre ele, e ele continuava encontrando coragem nas palavras: “Apenas sacuda e pise em cima! Apenas sacuda e pise em cima!” Não importando o quanto os golpes fossem dolorosos ou a situação fosse desesperadora, ele continuou sacudindo a terra e pisando em cima dela, até que finalmente, esgotado e exausto, pisou triunfantemente sobre o muro e saiu do poço. A vida pode abençoá-lo ou enterrá-lo; a diferença é – ter a atitude correta! Paulo tinha essa atitude; veja: “Em todas estas coisas, somos mais do que vencedores por meio de Cristo que nos amou” (Rm 8:37). Davi também: “Com a ajuda da Tua força… podemos vencer os nossos inimigos” (Sl 44:5). Quando jogarem terra em você – e isso acontecerá – apenas sacuda e pise em cima! Use essa terra como fertilizante e fortaleça-se! Ouça: “Seja forte e lutemos com bravura… e que o Senhor faça o que for de Sua vontade” (2 Sm 10:12). Você conseguiu entender? Se fizer a sua parte, Deus fará a Dele. Enquanto você permanecer no campo de batalha, Ele pode lhe dar a vitória. Mas se você desistir, o que mais Ele pode fazer por você? Portanto, continue nele!
Danilo SaSo
"...Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade..."

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estabeleça Limites
“…Fiz o meu rosto como um seixo…” (Isaías 50:7)

Quando confiamos em qualquer pessoa além de Deus para atender a todas as nossas necessidades, podemos facilmente nos decepcionar. Os relacionamentos funcionam melhor quando você estabelece limites e decide o quanto quer investir neles. Pergunte-se: “Qual o lugar desta pessoa em minha vida? Quanto estou preparado para investir nela?” A vida é curta demais para ser desperdiçada consertando mal-entendidos, sentimentos feridos e egos partidos. Se você for sábio, evitará qualquer relacionamento que sugue você fazendo–o perguntar: “Como foi que me meti nisto?” Quando fazer alguém feliz significa frustrar os propósitos de Deus na sua vida e perder a sua alegria, você ultrapassou o limite. Quando uma pessoa precisa de telefonemas, jantares, empréstimos, ou outras formas de atenção em excesso, é hora de parar e refletir. Seu tempo e sua energia são limitados. A boa mordomia requer que você invista a sua vida onde houver maior retorno. Quando as pessoas que são carentes demais exigem mais do que você tem a capacidade ou a possibilidade de dar, você precisa fazer uma destas duas coisas: Primeiro, renegocie. Pedir falência para fazer com que elas se sintam bem pode parecer nobre, mas não é. Pessoas falidas terminam tendo de tudo, desde um esgotamento nervoso até casos extraconjugais, porque se desgastaram demais. A esta altura, oração, um bom conselheiro, e amor associado à firmeza podem ser necessários. Segundo, às vezes você precisará se afastar! Isaías escreveu: “…Fiz o meu rosto como um seixo, e sei que não serei envergonhado” (Is 50:7). Decida-se a não permitir que ninguém fique no caminho impedindo-o de fazer o que Deus o chamou para fazer. O seu primeiro chamado é agradar ao Senhor, e não aos outros.

Danilo SaSo
...O amor faz o ser humano ser capaz de superar os seus limites. Nós somos rápidos para exigir e lentos para compreender...”

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A teia de aranha

A Aranha

Certa vez um homem estava sendo perseguido...

Haviam malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira:
- "Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!"

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha.

A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha.

O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:
- "Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha", e continuou a orar, "Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar..."

Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.

Estavam os malfeitores entrando na trilha, na qual ele se encontrava esperando apenas a morte.

Quando passaram em frente da trilha o homem escutou:
- "Vamos, entremos nesta trilha!"
- "Não, não está vendo que tem até teia de aranha!? Nada entrou por aqui.Continuemos procurando nas próximas trilhas"

Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível.

Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas Deus pede que tenhamos confiança n`Ele para deixar que sua glória se manifeste e faça algo como uma teia, que nos dá a mesma proteção de uma muralha.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Começar de Novo
“…Vocês ouviram falar a respeito da perseverança de Jó…” (Tiago 5:11)

Há quatro diferentes faces de um homem de Deus no livro de Ezequiel: leão, águia, homem e boi. A última face, o boi, fala de perseverança. O boi é um trabalhador lento. Ele lavra do nascer do sol ao pôr do sol. Coloque-o em um estábulo, alimente-o, e no dia seguinte ele lavrará e caminhará lentamente até que a tarefa esteja terminada. Ele se recusa a desistir. Veja Jó, assistindo ao funeral de seus dez filhos, perdendo sua riqueza e sua saúde, escutando uma esposa que tinha uma língua tão afiada que era capaz de podar uma cerca viva. Mas apesar das palavras duras dela, ele não desistiu. Aprenda com ele! “Vocês ouviram falar a respeito da perseverança de Jó; e sabem bem que solução final o Senhor lhe providenciou”. Jó se concentrava no alvo final, e não nas circunstâncias imediatas. O nosso problema é que queremos tudo na hora. Há momentos em que desistir parece bom, a derrota parece inevitável e a retirada parece ser a única opção. A questão é: como você vai lidar com momentos como esse? A coragem é um tipo especial de conhecimento; o conhecimento de como temer o que deve ser temido e como não temer o que não deve ser temido. Deste conhecimento vem uma força interior que nos inspira a seguir em frente diante de uma grande dificuldade. O que pode parecer impossível geralmente é possível com coragem. Portanto, sejam quais forem às dificuldades que você está enfrentando hoje, faça uso da graça de Deus e continue tentando. As montanhas só parecem ser tão altas quando vistas do vale. A estrada para o sucesso corre morro acima; não espere quebrar nenhum recorde de velocidade. A única coisa a tentar quando tudo o mais falha é começar de novo!  

Danilo SaSo
“...Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço...”